Pediatria

Dia Mundial do Aleitamento Materno

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em 1992 foi estabelecido o dia 01 de agosto como Dia Mundial do Aleitamento Materno, pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA), rede global dedicada a proteção, promoção e suporte da amamentação ao redor do mundo.

A recomendação atual é que o aleitamento materno se inicie na primeira hora de vida e dure até os dois anos ou mais, sendo o alimento exclusivo durante os primeiros seis meses de vida, ou seja, sem necessidade de introdução de água, chás e outros alimentos. No Brasil, segundo a UNICEF e a OMS, 38,6% dos lactentes são amamentados exclusivamente até o sexto mês de vida.

Além do aspecto nutricional específico para o desenvolvimento e crescimento dos bebês, o leite materno, possui componentes hormonais, imunológicos e anti-inflamatórios. Sua composição é modificada ao longo do dia e de acordo com a idade e a saúde do bebê.

Cada experiência de amamentação é única, e possui seus desafios individuais, por isso o apoio da família, da sociedade e da equipe de saúde é essencial nesse momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *