Arte

The doctor – sir Luke Fildes

Tempo de leitura: 2 minutos

A arte nos dá uma oportunidade de observar e entender melhor o outro e exercitar a nossa empatia.

Esse quadro foi pintado em 1891 pelo artista Luke Fildes. A obra foi inspirada em um momento triste da sua vida, a morte de seu filho com 1 ano de idade. O médico que cuidou da criança causou uma grande impressão em Luke Fildes, principalmente por sua devoção ao cuidado e pelo suporte que ofereceu à família.

Vamos olhar com atenção para a cena.

A primeira coisa que notamos é o rosto do médico, rico em detalhes, e que apresenta uma expressão grave. Ele observa ansiosamente uma criança pálida deitada sobre duas cadeiras. Os pais da criança estão no fundo na cena, em uma região menos iluminada. O pai olha para o médico enquanto a mãe se mantém com a cabeça inclinada sobre a mesa e as mãos em posição de oração. A vida humilde da família é evidenciada por suas roupas simples e pelo chão de pedra coberto por um carpete puído. O frasco de medicamento usado e a bacia com panos para abaixar a febre nos deixam apreensivos quanto ao futuro da criança. Mas o artista nos dá uma esperança sútil.

Ele escreveu: “Na janela da casa o alvorecer começa a se anunciar – o amanhecer é um momento crítico para todas as doenças mortais – e com ele mais uma vez os pais permitem que seus corações se encham de esperança. A mãe esconde seu rosto e com ele seus sentimentos, o pai repousa sua mão no ombro de sua esposa encorajando os primeiros lampejos de alegria que se seguirão” (tradução livre)

O que você sentiu ao ver o quadro? Com qual personagem você se identifica melhor?

Às vezes o calor da esperança chega aos poucos como os raios da manhã. Que nós nos permitamos senti-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *